quinta-feira, 7 de julho de 2016

Saiba Mais Sobre Loiro platinado

Para manter o cabelo bonito, além do cuidado para o tom não desbotar, é fundamental oferecer hidratação extra aos fios

Foto: Getty Images

Loiro escuro, claríssimo, dourado, canela (puxado para o ruivo)… São inúmeras as opções para as mulheres que desejam se tornar loiras! E é fato que os variados tons de loiro sempre fizeram sucesso entre as mulheres, mas, um que tem chamado bastante a atenção ultimamente é o chamado loiro platinado, tom que puxa bem para o branco (e, e alguns casos, um pouco para o cinza).

Muitas mulheres estão apostando nos cabelos totalmente platinados (da raiz às pontas) – uma opção mais ousada, mas que cria um look supermoderno –, enquanto outras optam pelos ombrés platinados, que deixam as pontas iluminadas neste tom, mas mantendo a raiz na cor original do cabelo, proporcionando um visual elegante na medida. Há ainda quem prefira as luzes no tom platinado, pequenas mechas que deixam o cabelo sutilmente loiro, entre outros procedimentos que causem efeito semelhante.

Independentemente disso, é preciso saber que conquistar e manter o tom platinado nos cabelos não é tão simples, e requer muitos cuidados. Por exemplo: dependendo da pigmentação natural dos fios, podem ser necessárias várias sessões até chegar ao resultado desejado. Além disso, se os cabelos estiverem muito danificados, pode nem ser possível chegar com segurança e sucesso ao loiro platinado.

Por isso, antes de tomar essa decisão de adotar o loiro platinado, é preciso pensar com cautela e, sobretudo, procurar um profissional capacitado para chegar ao tom sem esquecer-se da saúde e beleza geral dos fios.

Inspirações: cabelos platinados de diferentes comprimentos

Não por acaso o loiro platinado tem feito o maior sucesso! Dá um toque iluminado à beleza da mulher, podendo mudar só um pouco ou totalmente seu visual (a depender de como o cabelo estava antes e do quanto ela platinará os fios).

Inspire-se abaixo com lindos cabelos loiros platinados, de diferentes comprimentos!

Cabelos longos





Cabelos médios ou curtos





Como chegar ao loiro platinado

Ter cabelos loiros platinados é desejo de muitas mulheres, mas exige cuidados especiais. Além do cuidado para o tom não desbotar, é fundamental oferecer hidratação extra aos fios, que normalmente ficam ressecados com a coloração, desenvolvendo pontas duplas e frizz, quebrando, entre outros problemas.

Sim, é preciso ser realista: este procedimento prejudica os cabelos, mas é possível chegar no loiro platinado com menos danos. Isso significa, especialmente, levar a sério as orientações dos especialistas e “não ter pressa para chegar ao resultado final”.

Abaixo você confere as principais dicas de profissionais que explicam como chegar ao loiro platinado prejudicando o mínimo possível a saúde dos fios, de acordo com a cor de cabelo:

Cabelos claros
  • A colorista do Werner Coiffeur Patrícia Oliveira orienta, primeiramente, selecionar um profissional de confiança. Pois, caso o cabelo esteja muito sensibilizado, cabe ao expert dizer que o procedimento não deve ser feito.
  • O procedimento, de acordo com Patrícia, pode ser feito em um dia, mas durante muitas horas, ou, em duas sessões.
  • Dica fundamental a é apostar na hidratação cerca de 30 dias antes de realizar o procedimento, de acordo com Rony Bária, especialista do salão Jacques Janine, unidade Fashion Mall.
  • Patrícia destaca que é fundamental hidratar antes e depois do processo.
  • Cortar as pontas desgastadas também é uma orientação da colorista.
  • Patrícia orienta ainda a reparar os fios com cauterização no salão e máscaras hidratantes em casa.
  • Wanderley Nunes, cabeleireiro que comanda oito unidades do Studio W, comenta ainda que é fundamental evitar pranchas e secadores.
Cabelos de tons médios

Patrícia diz que as orientações são basicamente as mesmas que no caso de cabelos claros. Podem ser destacadas as seguintes orientações:
  • Selecionar um profissional de confiança para fazer com segurança o procedimento e indicar todos os cuidados necessários para antes e depois de chegar ao loiro platinado. E um profissional que tenha a sinceridade de dizer, inclusive, que o procedimento não deve ser realizado, se for o caso.
  • Hidratar antes e depois do procedimento.
  • Nutrir os fios (seja em casa com orientação do profissional, seja no salão).
  • Usar bons produtos em casa.
  • Wanderley Nunes destaca que as sessões, neste caso, podem variar entre duas ou três. “Os cuidados são os mesmos que precisamos ter com os loiros, mas, sempre prestando mais atenção e executando os tratamentos com maior frequência”, diz.
Cabelos escuros
  • Nunes destaca que os escuros são os mais demorados para se chegar ao loiro platinado. Podem ser feitas três ou quatro sessões, o que, às vezes, ainda não é o suficiente.
  • No caso de não chegar ao tom desejado com apenas três ou quatro sessões, de acordo com Nunes, é indicado esperar 15 dias antes de uma nova sessão. E nesse período é preciso tratar o cabelo para evitar ao máximo que fique quebrado e ressecado.
  • Mesmo assim, há cabelos que não chegam ao platinado, conforme destaca Nunes. Neste caso, o ideal é desistir de chegar ao loiro platinado, para não prejudicar ainda mais significativamente os fios.
  • Patrícia explica que no caso dos cabelos escuros, acima de tudo, deve-se tentar chegar ao loiro platinado aos poucos.
  • A dica de seguir hidratando e cuidando dos fios em casa neste caso deve ser redobrada, de acordo com a colorista.
Para Bária, o ideal seria não fazer, pois há o risco de cair o cabelo. “Mas, caso queira tentar e assumir o risco, procure tratar com um dermatologista o couro cabeludo depois de no mínimo três descolorações. O ideal é ir fazendo aos pouquinhos”, diz.

Cabelos com tinturas (preto, escuro, vermelho)
  • Patrícia explica que é fundamental procurar um bom profissional para saber o melhor caminho.
  • Não se pode ter pressa, querer a transformação de um dia para o outro. Patrícia lembra que os fios tingidos costumam estar ainda mais fracos e necessitam de atenção especial para não haver queda.
  • Wanderley Nunes explica que nesse caso é preciso decapar o cabelo, procedimento bem arriscado para a saúde dos fios. Para chegar ao platinado basta prosseguir com a decapagem até chegar próximo ao tom desejado.
  • É fundamental seguir os cuidados indicados pelo profissional em casa, como hidratação, por exemplo.
Para Rony Bária, no caso de cabelos com tintura, o ideal é não fazer o procedimento, pois há o risco de não pegar, principalmente se a tinta que foi usada para realizar o procedimento estiver pesada. “Assim só sairá a cor cortando o cabelo”, diz.

Vale lembrar que para quem não quer se arriscar no loiro platinado total, há opções de técnicas que deixam o cabelo parcialmente loiro. Patrícia explica que a técnica ombré, por exemplo, é ideal para morenas que queiram iluminar o visual, sem ficar loiras.

“As luzes são comuns a loiras e morenas; e a técnica sunkiss tenta reproduzir ‘o sol beijando os fios’, semelhante a ombré, dando também luminosidade”, diz a colorista.

Todas essas técnicas usam descolorante e, portanto, exigem cuidados, os quais Patrícia destaca:
  • Hidratação em casa e no salão;
  • Um bom corte para valorizar as mechas;
  • Uso de leave-in diariamente;
  • Uso de protetor térmico para as ferramentas térmicas.
Vale alertar ainda que ninguém deve tentar chegar ao loiro platinado em casa, sem orientação profissional. “É realmente difícil alguém que não seja profissional acertar o platinado. O cabeleireiro saberá o tom que precisa chegar. E no caso do meu salão, por exemplo, usamos o Olaplex, que é um produto que diminui os danos que a descoloração pode causar no fio”, comenta Nunes.

Rony Bária ressalta que, ao tentar chegar ao loiro platinado em casa, há grandes riscos de quedas e ferimentos irreversíveis no couro cabeludo, e até alergia, correndo risco de choque anafilático.

Como cuidar do seu cabelo loiro platinado

Não só chegar ao loiro platinado é difícil, mantê-lo bonito e no tom adequado exige cuidados especiais. Abaixo você confere as principais orientações para isso:
  • Patrícia indica o uso de xampu arroxeado uma vez na semana, para manter os fios longe do amarelado.
  • A colorista lembra que a hidratação, tanto no salão como em casa, depois do procedimento é fundamental.
  • Wanderley Nunes destaca a importância de evitar pranchas (chapinhas) e secadores muito próximos aos fios, o que pode acabar queimando o cabelo.
  • A hairstylist Sonia Nesi, do Studio Sonia Nesi, explica que o ideal é ter um cronograma capilar, para cuidados diários com os fios. O que inclui cuidados no salão e também em casa. Um cronograma capilar tem a proposta de, através de sessões de nutrição, hidratação e reconstrução, devolver ao cabelo tudo o que ele precisa para ficar lindo e saudável.
Sonia ressalta que não existe milagre. O segredo é o cuidado diário, além da necessidade de procurar bons profissionais.

Cabelo loiro custa caro: mito ou verdade?

Foto: Getty Images

Quem já aderiu aos fios loiros sabe: cabelo loiro é lindo, mas, para quem não é naturalmente loira, dá bastante trabalho.

Sonia comenta que cabelo loiro custa caro e “vira um vício”. “É necessário retoque de raiz (caso faça desde a raiz) frequentemente, além de produtos específicos e cuidados antirressecamento”, diz.
Bária explica que é um gasto considerável. E a pessoa que decide ficar loira, ainda mais no caso do loiro platinado, deve ter consciência disso. “O cabelo precisa ser retocado a cada 15 dias com descoloração, coloração e tratamento. Mas, ao final do processo vale a pena”, comenta o especialista.
Vale lembrar que o cabelo loiro exigirá ainda hidratações frequentes, reconstruções, além de bons xampus e condicionadores (no mínimo!). E, para se ter uma ideia, o custo de um kit com xampu, condicionador e máscara ideal para o cabelo loiro platinado pode ficar entre R$300 a R$600, de acordo com Bária.

Em relação aos procedimentos feitos no salão, é difícil falar em preços, já que cada empresa/profissional trabalha com o seu. Mas, para se ter uma base: a técnica de ombré hair pode custar entre R$150 a R$400. Uma reconstrução capilar costuma estar entre R$120 a R$250.

O preço para chegar ao loiro platinado completo (no cabelo todo) é muito relativo, a depender de quantas sessões serão realizadas, comprimento do cabelo e local em que o procedimento será realizado. Mas, certamente não será barato, é bom saber!

Os cabelos loiros platinados são realmente um sonho! Deixam o look ousado, moderno e muito bonito! Isso é, quando são “bem feitos” e muito bem cuidados.

É preciso ser realista: o loiro não só custa caro (para ficar bom e saudável), como também exige cuidado e dedicação. Precisa de tratamentos (no salão e em casa), manutenções regulares na raiz e bons produtos diários.


Ou seja, apostar no loiro platinado não é o melhor caminho para quem não quer gastar muito e também para quem não gosta de investir tempo se arrumando e/ou cuidando da saúde dos fios.

Mas, caso você esteja certa de que quer aderir ao desejado loiro platinado, não deixe de procurar um profissional capacitado para fazer este procedimento com segurança e garantir um resultado realmente satisfatório.

Fonte: http://migre.me/uh4F0

Nenhum comentário:

Postar um comentário