quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dez coisas que você precisa saber antes de comprar um secador de cabelos

Escolher o secador pode ser uma tarefa complicada, já que existem muitos modelos no mercado para finalidades e tipos de fios diferentes.

Dicas do que saber antes de comprar um secador:

A potência do secador

Quanto mais potente, mais energia é despendida e a secagem tende a ser mais rápida. "Os secadores de 1.800 W são indicados para fios lisos e finos, que secam com mais facilidade. Números acima desse são para uso em fios grossos e volumosos", alerta Lela Athanasio, terapeuta capilar do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro. Outro ponto é gasto de energia. Um secador mais potente também gasta mais.

Secadores bivolt, muitas vezes, não compensam o investimento

Na maior parte do Brasil, a tensão de rede é de 127 V. "Cerca de 40% do país usa tensão diferente, de 220 V. Então, para quem não pretende viajar para outras regiões e levar o secador, só é aconselhável comprar um aparelho bivolt quando a diferença de preço for pequena", aconselha o professor Cesar José Bonjuani Pagan, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.

O peso faz diferença no resultado final

Um secador pesado sobrecarrega as articulações da mão e do braço. Em outras palavras: cansa. Isso pode afetar sua disposição para conseguir fazer aquela escova ficar perfeita. Portanto, a palavra de ordem é leveza.

A embalagem deve informar a quantidade de ruído emitido pelo aparelho em uso

Secadores estão entre os três eletrodomésticos mais barulhentos. Por isso, neste ano de 2014, as embalagens devem trazer o Selo Ruído, que classifica os decibéis emitidos pelo aparelho. O nível 1 equivale ao mais silencioso e, o 5, ao menos silencioso. Se o secador for anterior a essa regra, uma opção é usar um silenciador. O acessório diminui o barulho em ceca de 40%.

Íons não são todos iguais

Secadores que emitem íons são comuns no mercado hoje, mas existem os positivos e os negativos, e cada um tem sua função. Os primeiros abrem a cutícula dos fios e são ideais para cabeleireiros profissionais, pois ajudam os pigmentos da coloração e os ativos de hidratações a penetrarem melhor no fio. Já os íons negativos fecham a cutícula e são perfeitos para finalizações.

O jato de ar frio é seu melhor amigo contra o frizz

O ar quente abres as cutículas. Se deixadas assim, o penteado não dura e o frizz é quase certo. O jato de ar frio está lá justamente para fechar as escamas dos fios. Ele deixa o cabelo mais brilhante, sem frizz e maleável, cheio de movimento. Pode (e deve) ser usado no cabelo já seco, mas ainda quente.

Cerâmica ou turmalina?

Não é difícil encontrar secadores que trazem esses materiais. A cerâmica deixa o calor do secador mais intenso, dá a impressão de que o fio está mais hidratado e não o deixa arrepiado. É a pedida para quem quer uma escova impecável. Já a turmalina neutraliza a eletricidade dos fios, especialmente nos encaracolados.

Secadores de viagem podem substituir o secador profissional em alguns casos

São uma opção versátil para quem não faz questão de muitas opções de velocidade e temperatura. "Antigamente os secadores de viagem tinham também potência e resistência mais fracas. Mas, atualmente, já existem secadores profissionais em tamanho mini. Eles podem ser usados com tranquilidade no dia-a-dia, pois apresentam potência similar aos secadores grandes", garante o cabeleireiro Wagner Lisboa.

Verifique se a tomada está adaptada ao novo padrão brasileiro de 3 pinos

Ela é uma das mais seguras do mundo, pois não permite que as partes eletrificadas fiquem expostas. Porém, a casa também precisa estar adaptada a esse novo padrão. Pode ser uma boa oportunidade de atualizar o sistema elétrico da residência (e deixá-la mais segura).

Os acessórios que acompanham o produto maximizam seu uso

A maioria dos secadores vem com um difusor e dois bocais direcionadores de ar, um maior e outro menor. O difusor é muito útil para quem tem cabelo ondulado ou enrolado. Ele garante mais naturalidade aos cachos e menos agressão aos fios. Já o direcionador largo ajuda a modelar os cabelos na hora da escova. O direcionador mais estreito, por sua vez, é feito para modelar franjas e topetes.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário