quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O incrível mundo das máscaras para cílios

POR QUE TANTOS?

"O mundo das máscaras é completamente diferente do restante dos artigos de maquiagem, a cor não é a preocupação principal, mas sim a performance", explica Machado. Segundo ela, o efeito de alongamento, por exemplo, é testado quase que na régua.

Os efeitos causados por cada tipo de rímel depende principalmente da conjunção entre três fatores: a fórmula (leve ou espessa), o formato do aplicador e a textura das cerdas (que podem ser de nylon ou silicone).

A diferença entre as fórmulas é fácil de entender: as mais grossas dão volume. Quanto mais produto depositado nos cílios, mais grosso os pelinhos vão ficar e tem-se a impressão de estarem cheios. "70% das compradoras querem volume", diz Machado.

As fórmulas alongadoras são o inverso, o líquido é mais fininho consegue ser distribuído ao longo de todo o pelo.

"Tem casos que eu uso um rímel para alongar e outro para dar volume", afirma o maquiador Anderson Bueno. Entre seus principais truques, está passar a máscara na parte de cima dos pelos (enroscando a parte curvada para cima, como se fizesse uma escova nos cabelos) além do movimento clássico, de baixo para cima, a partir da linha d'água.

Entender os pinceis é mais difícil. Além de se parecerem, a diferença entre aplicador gordo e fininho já não é suficiente – tem vários dos dois tipos.

VOLUME

1 - COMUM - É um dos modelos mais comuns. Cheio de cerdas, distribui produto em bastante quantidade em todos os cílios, resultado: cílios super definidos, com cara de Emília

2 - ESPIRAL - as cerdas formam como um espiral. Esse formato agarra melhor os cílios, permitindo curvá-los melhor (como se fizesse uma escova no cabelo). As cerdas mais longas e em bastante quantidade 'descarregam' bastante tinta sobre os pelos, deixando-os com aspecto volumoso.

3 - SILICONE MAIOR NO CENTRO - esse modelo é feito de silicone e tem cerdas de diferentes tamanhos. Esses 'pentinhos' entrelaçados ajuda a deixar os cílios mais separados (ou seja, mais definidos). A central tem um formato quadrado e esses lados planos ajudam a depositar mais produto (dando 'volume').

4 - GORDÃO - Funciona como o comum na definição dos pelos, mas, por ser mais gordo, deposita ainda mais produto, dando mais 'volume'

5 - SILICONE CENZEL- As cerdas (de silicone) mais juntas e fechadas conseguem carregar mais produto e, o formato quase reto, faz com que ele seja depositado a mesma maneira em todos os cílios, que ficam separadinhos.

6 - TATURANA - Assim como em espiral, agarra bem desde a raiz do pelo e permite esticar os cílios para cima, deixando-os bem curvados
.
ALONGAR

7 - CÔNICA - a diferença no pincel que alonga muitas vezes está na superfície da cerda. Com a superfície desigual, ele aplica o produto aos poucos, ao longo do pelo (e não tudo de uma vez, como no caso dos que dão volume)

8 - ALONGA + VOLUME - o formato da escova ajuda a das volume, enquanto os pentes de diferentes tamanhos alongam. Ideal para quem tem cílios pequenos.

9 - ALONGA e DEFINE - Esses pinceis misturam características. Com as cerdas específicas que dão comprimento e mais cheio para dar definição

10 - TORCIDO - cerdas em tamanhos desiguais, com menores no centro, permite maior concentração do líquido preto no meio do aplicador, a torção das fibras em 90° ajuda a distribuir o líquido acumulado de maneira mais uniforme. As cerdas desiguais prendem melhor os pelos e permitem curvar melhor

11 - SILICONE COM A PONTA FINA - Esse modelo é para quem quer cílios bem compridos. Esse modelo foi desenhado para tentar cobrir cada um dos fios e deixá-los bem separados.

SUPER GORDOS - sucesso de vendas, como o Colossal da Maybelline, as máscaras com aplicadores gigantes dão muito mais volume, pois depositam mais produto.

HIGIENE

Escolher uma máscara que já tenha pincel e fórmula combinados é uma vantagens dos consumidores finais – que usarão os produtos neles mesmo.

Os maquiadores devem usar pinceis descartáveis, para evitar contaminação. "Eu tenho um kit para o cliente, e, mesmo sendo descartável, tem os pinceis em diferentes formatos", afirma Bueno. Especialista em make para teatro, ele diz que nas coxias dos palcos usa descartável. "Ou então, cada ator carrega o seu kit. Na pior das hipóteses, uso o aplicador da máscara, tiro o que sobrar com papel toalha, limpo com álcool e só então guardo novamente na embalagem", diz.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário