terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cabelo elástico e quebradiço: qual é o melhor tratamento?

Excesso de química pode acabar em tragédia: fios que ao serem esticados não voltam ao normal. A boa notícia é que pra tudo tem saída. Dê fim à quebra e elasticidade do cabelo

Quem sofre com o cabelo elástico deve parar de usar chapinha, secador, tinta e progressiva

Você puxa o fio do cabelo e ele fica franzido, sem voltar ao normal. Com uma só passada de pente, ele se quebra. Pânico! É o efeito chiclete e ocorre quando a fibra do cabelo perde a elasticidade e toda umidade natural. É caso sério: além do aspecto emborrachado, de tão fino e seco o fio perto do couro cabeludo pode esfarelar. A pessoa pode parecer careca. Como essa tragédia acontece? Simples: alisamento com intervalo inferior a quatro meses, chapinha todo dia ou tinta toda semana. Tais procedimentos destroem as microfbras do fio, ressaltando que nem tudo está perdido: há produtos para reconstruir as fibras e recompor a massa capilar. Fomos atrás das saídas.

Plano de ação para recuperar os fios

A primeira providência da vítima do efeito chiclete é parar imediatamente de usar chapinha, secador, tinta e progressiva. Há produtos que recuperam o fio e eliminam, semana a semana, o aspecto emborrachado. Mas tem de ter muita paciência!

Os cuidados são diários e a recuperação demora de cinco meses a um ano.

1. Procure um tricologista ou cabeleireiro. Só um profissional pode analisar a situação do seu cabelo e indicar uma hidratação profunda para reconstruir as camadas do fio. O tratamento pode ser feito em casa ou no salão com fórmula que contenha:

· Óleos essenciais: Os de argan, monoï ou melaleuca refazem a camada de proteção.

· Capilisil: É um tipo de açúcar que preenche os espaços escamados dos fos. O cabelo ganha uma nova película.

· Ureia: É um hidratante superpotente, que ajuda reter água nos cabelos.

· Queratina e/ou ceramina: Substâncias que deixam os fios mais grossos, sua função é substituir temporariamente a queratina natural do cabelo que foi perdida.

· Silicone: Cria uma "capa" que protege de novas agressões e não deixa a umidade dos fios ir embora.

2. Você não encontra um único produto com todos esses componentes. Por isso, misture gotas de óleo ou silicone em máscaras de tratamento. Espalhe no cabelo úmido e deixe 20 minutos, depois de lavar. Para potencializar, use touca térmica ou toalha aquecida. Lave com água fria.

3. Lave o cabelo apenas duas vezes por semana. Use sempre xampu e condicionador da mesma marca e que não contenham sal. E nunca use antirresíduo. As dicas não param por aí: deixe secar o cabelo naturalmente. Ao pentear, use pente de madeira com muito cuidado.

Produtos e tratamentos recomendados

Gold Black, Amend

Sistema Repositor de Massa Capilar e Queratina Gold Black, Amend.

Você encontra nas prateleiras das lojas Cotirô Cosméticos.

amend_multi_camadas_vitrine

Kerástase Fusio Dose

As emulsões de ceramidas da Kérastase se integram à fibra capilar, protegendo o cabelo de agentes externos, como vento e poluição. Encontrado em salões e sites, cada ampola trata um problema diferente - para quem usa tintura, está com fos ralos, ressecados e enfraquecidos, etc.

Você encontra no Centro de Beleza Cotirô Cosméticos.

Reverse Max

Disponível na loja Francisco Tolentino no setor profissional.

Super dica para os Profissionais:

Restaurador Capilar

Dá ao profissional mais segurança e eficiência para trabalhar com os mais variados tipos de química (relaxamento,coloração, descoloração, etc). Reverse Max recupera instantaneamente todas as fases da cutícula e do córtex do fio. Sua exclusiva e inovadora fórmula contém blend de ativos de última geração que promovem elasticidade e têm ação anti-quebra. Pode ser usado antes e durante a química, quando forem detectados os primeiros sinais de "emborrachamento".

Ampola De Tratamento Reverse Max (12 X 15ml)

Possui uma sinergia entre os ativos que, de forma inteligente, promove uma texturização da fibra capilar. Restaura os cabelos extremamente danificados por processos químicos (colorações, relaxamento, alisamentos e escova progressiva) ou agressões externas (raios UV, vento e uso excessivo do secador). De fácil aplicação e de resultados rápidos e duradouros, é o tratamento perfeito para recuperar cabelos porosos, quebradiços e sem vida. Os precursores biológicos conferem força e resistência, resgatando a flexibilidade natural dos fios. Promovem ainda condicionamento, brilho e proteção da cor nos cabelos coloridos, favorecendo a reparação da fibra capilar dia após dia.

Shampoo Reverse Max (200ml)

Ao ser usado diariamente, proporciona brilho e nutrição a cabelos ressecados e danificados pelos mais variados tipos de química (relaxamento, coloração, descoloração, etc). Deixa ainda os fios desembaraçados, macios e maleáveis. Indicado para todos os tipos de cabelos. Não contém sal.

Condicionador Reverse Max (200ml)

Condiciona os fios e proporciona brilho e nutrição a cabelos ressecados e danificados pelos mais variados tipos de química (relaxamento, coloração, descoloração, etc). Deixa ainda os fios desembaraçados, macios e maleáveis. Indicado para todos os tipos de cabelos. Não contém sal.

Máscara Reverse Max (300g)

By Silvia Matins

Hair Styling

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário