terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Resgate o viço e a luminosidade da pele depois de uma noite mal dormida

Aplicado sobre as maçãs do rosto, o iluminador é um grande aliado das peles cansadas
Aplicado sobre as maçãs do rosto, o iluminador é um grande aliado das peles cansadas
Os cuidados diários que garantem a saúde da pele envolvem limpeza, tonificação, hidratação e, claro, filtro solar. Vez ou outra, no entanto, nem este ritual de beleza é capaz de combater os efeitos do cansaço. Após horas de trabalho em frente ao computador, uma noite mal dormida ou depois daquela festa, é inevitável: o rosto é o primeiro a entregar que você passou da conta.
Durante o sono que acontece a maior taxa do pico de renovação celular e de produção de colágeno. Noites mal dormidas resultam em poros abertos e, a longo prazo, no aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão. Se as noites em questão forem regadas a álcool, pior ainda: as bebidas aceleram o processo de desidratação da pele e a perda de elasticidade.
A alimentação desregrada também afeta a luminosidade da pele e o organismo como um todo. A baixa ingestão de frutas, verdura e legumes reduz a quantidade de antioxidantes no organismo. O acúmulo de substâncias oxidantes, por sua vez, acelera o processo de envelhecimento.
Apesar de tudo isso, todo mundo comete seus excessos de vez em quando. Para não sofrer tanto ao se olhar no espelho no dia seguinte, as especialistas sugerem truques para combater os efeitos da fadiga e trazer de volta o brilho natural perdido:
Hidratação sempre
Durante o dia, mesmo quando o mundo estiver ameaçando despencar sobre a sua cabeça, lembre-se de tomar água, importante para expulsar as toxinas produzidas pelo organismo durante os momentos de deslize e reidratar o corpo após a ingestão de bebidas alcóolicas. A ingestão do líquido reduz o inchaço, melhora a digestão e ainda estimula a absorção de nutrientes.
Cosméticos com ação noturna
Estes produtos agem no momento em que a pele mais trabalha pela renovação celular e, portanto, potencializam a recuperação natural dos tecidos. Com a vantagem de não haver poluição ou radiação solar para prejudicar sua absorção e ação. Alguns desses produtos são específicos para a área dos olhos e melhoram muito a aparência de cansaço e indisposição.
Corpo em movimento
A prática de atividades físicas favorece a eliminação de toxinas e radicais livres do organismo, o que auxilia no processo de renovação celular. Vale a pena encontrar forças depois de um dia daqueles para dar uma corrida no parque ou praticar qualquer outra atividade aeróbica.
Sucos milagrosos
Frutas e legumes conseguem neutralizar os radicais livres que, entre outras coisas, são responsáveis pela perda de luminosidade da pele. Também reforçam o estoque de vitaminas e minerais, nutrindo o organismo como um todo, o que acaba refletindo na pele. Bebidas com cenoura, abóbora, caju, goiaba, kiwi, pimentão, laranja, limão, abacaxi, morango e outras frutas vermelhas são as mais indicadas.
Água termal
Rica em minerais, ela hidrata e ajuda a descongestionar a pele como um tipo de anti-inflamatório leve. Algumas borrifadas do produto durante o dia ajudam a aliviar o aspecto cansado e a sensação de pele ressecada. Ainda ajuda a combater olheiras em compressas geladas com algodão durante 15 minutos.
Make que disfarça e ilumina
Além de prevenir e tratar, é possível recorrer à maquiagem para camuflar a aparência da pele. Um dos primeiros sinais de cansaço, os poros abertos podem ser minimizados com a aplicação de um primer. Ele regula a oleosidade, preenche linhas finas e ainda ajuda na fixação do make. É praticamente como fazer um photoshop na pele. Depois, use uma base mineral com acabamento luminoso para uniformizar e acender a pele.
Iluminadores também são grandes aliados das peles cansadas e desidratadas. Estão entre os segredos das celebridades que desfilam lindas pelo tapete vermelho. A dica é escolher as versões cremosas e líquidas, para obter um resultado natural. A aplicação, com pincel ou mesmo com a ponta dos dedos, é feita nos ossinhos das maçãs do rosto, subindo para as têmporas, como num "C" invertido. Quem quer levantar o olhar pode também um pouquinho do produto logo abaixo da sobrancelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário