quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Como aplicar corretamente os autobronzeadores

Quando mal espalhado, os autobronzeadores podem provocar manchas alaranjadas na pele. Confira dicas para não errar na hora da aplicação e garantir aquela cor de dar inveja.

autobronzeadores

"Para manter o bronzeado por mais tempo, evite saunas, banhos quentes e prolongados e banhos de banheira", aconselha a dermatologista Andrea Taira

Os autobronzeadores são uma ótima opção para as mulheres que desejam obter um bronzeado saudável sem se expor aos danos proporcionados pela radiação solar. O produto contém dihidroxiacetona (DHA), um açúcar que reage com a queratina da pele, produzindo uma substância amarronzada, a melanoidina. “A ação é totalmente saudável a não faz mal à pele”, assegura o dermatologista Fernando Passos de Freitas (SP). No entanto, é importante que saiba aplicar o produto da forma correta, já que, quando mal espalhado, pode provocar manchas alaranjadas na pele. Apesar de a coloração ser passageira e sair com o tempo, ninguém quer desfilar por aí com aquele bronze “esquisitão”, não é mesmo? Pensando nisso, a dermatologista Miriam Sabino (SP) ensinou nos ensinou como aplicar corretamente os autobronzeadores a fim de garantir uma tez linda e sem manchas. Confira:

Esfoliação

“Antes de aplicar o produto, faça uma esfoliação no banho para eliminar o excesso de células mortas. Depois do banho, seque-se bem e não passe nenhum outro creme ou hidratante antes do autobronzeador”, destaca.

Na hora da aplicação

É importante que use luvas ou lave as mãos logo em seguida. “Caso contrário, sua palma também ficará tingida, podendo até manchar a sua roupa”, alerta a especialista.

Distribuição uniforme

O autobronzeador deve ser aplicado com movimentos longos e metódicos para assegurar uma distribuição uniforme e bonita. “O bronzeado costuma ficar mais escuro em certas zonas do corpo, como calcanhares, joelhos e cotovelos. Caso isso aconteça, passe um algodão umedecido nessas partes para diluir a tonalidade do autobronzeador”, recomenda.

Bronzeando a face

“Ao aplicar o autobronzeador no rosto, coloque um pouco na testa, nariz, queixo, maçãs do rosto e pescoço, e depois espalhe bem o produto, de dentro para fora. Não esqueça regiões como nuca e zona atrás das orelhas”, lembra.

Pele dourada

De acordo com a médica, após a primeira aplicação, o produto pode ser reaplicado diariamente até que obtenha o efeito dourado. “Para manter a cor, aplique o autobronzeador em dias alternados, ou uma vez por semana. Espere aproximadamente 20 minutos antes de se vestir, até que o produto seque totalmente”, ensina.

Cuidados com as costas

Quando for passar o produto nas costas, peça ajuda. “O uso do autobronzeador na versão spray pode ser indicado para ser aplicado neste local, mas é preciso cuidado. Se borrifar e não espalhar logo, a região ficará com uma tonalidade mais forte que as demais partes do corpo”, alerta Miriam Sabino.

Atenção!

“Não se esqueça de usar protetor solar, pois os autobronzeadores não protegem a pele, apenas colorem. A vantagem é que, ao utilizar o autobronzeador, não é necessária a exposição prolongada ao sol, o que diminui os danos à pele de quem faz questão de um bronzeado”, aconselha Andrea Taira, dermatologista da Clínica Liliane Oppermann (SP).

“Para saber como a pele irá ficar após a aplicação, teste o produto numa área pequena da pele e aguarde o resultado. Isso também fará com que você se certifique de que não apresenta predisposição alérgica ao produto”, diz Andrea. “O bronzeado pode ter efeitos diferentes em quem tem pele mais clara ou tons não uniformes (uma região mais morena que a outra). Lembre-se que o tom deve ser dourado e não alaranjado”, acrescenta Miriam Sabino.

Fonte: Corpo a Corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário