terça-feira, 27 de novembro de 2012

Saiba como manter os lábios hidratados e saudáveis no verão

O excesso de exposição dos lábios ao sol pode deixar a região desidratada e até mesmo com queimaduras que podem resultar em doenças sérias. Por isso, não deixe de conferir nossas dicas para manter seus lábios saudáveis na estação mais quente do ano.

labios-protecao-verao

Proteger os lábios dos raios ultravioletas do sol é tão importante quanto proteger as demais regiões do corpo. “A exposição solar excessiva dos lábios pode causar ressecamento e queimaduras que provocam fissuras nos lábios, favorecendo o surgimento de infecções no local e também diminuindo suas defesas naturais, promovendo a aparição de queilites e herpes labial. Tais fatores podem favorecer o aparecimento de câncer cutâneo, principalmente em peles claras (fototipos I e II) e em fumantes inveterados”, alerta a Dra. Maria Aldora Cruz, dermatologista e chefe do ambulatório de Dermoestética da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ).

Entre as melhores formas de proteger os lábios do sol, a dermatologista Dra. Luciana Macedo de Oliveira, diretora médica da Clinique des Arts (SP), recomenda a constante hidratação dos lábios com produtos adequados, ou seja, batons próprios para a fina pele da região. “Os ativos mais indicados para hidratação labial são o dexpantenol (substância utilizada em medicamentos para combater queimaduras e agressões na pele), manteiga de karitè ou de cacau, lanolina, ácido hialurônico, ômegas 3 e 6 e ceramidas”, aponta a especialista. É importante usar batons que contenham filtro solar, pois, como já mencionado, a ação dos raios UVA-UVB causa danos aos lábios, provocando ressecamento, rachaduras e propensão a doenças sérias. "Use hidratantes labiais antes de usar o protetor labial, ou dê preferência para protetores que contenham hidratantes", sugere o Dr. Anderson Bertolini, dermatologista e diretor médico da clínica Bertolini (SP). E lembre-se: "Reaplique o protetor labial após beijo ou refeições, pois estes retiram o FPS dos lábios, deixando-os desprotegidos e vulneráveis ao sol", completa o especialista.

Os alimentos também tem influência na saúde labial: “Alimentos cítricos e ácidos irritam e pioram a secura da região. Evite frutas cítricas e alimentos ácidos como tomate”, ensina a Dra. Luciana. Outra dica da expert é evitar passar a língua constantemente sobre os lábios, pois a saliva é ácida e tem ação irritativa no mesmo quando em contato prolongado. Além disso, o ato de molhá-los com saliva acaba o ressecando ainda mais. E claro, abuse da água e alimentação equilibrada! “Hidratar bem o corpo contribui muito para manter a pele e os lábios hidratados. As vitaminas A e E são fundamentais para a saúde da pele e dos lábios”, informa.

O Dr. Anderson acrescenta que é importante evitar a exposição ao sol entre as 10h e 14h, pois neste período o índice de radiação UVA-UVB é maior. "O uso do chapéu ou boné quando estiver exposta ao sol é essencial para evitar a radiação solar", afirma.

Para quem não se cuidou, abusou do sol e queimou muito os lábios, a Dra. Luciana recomenda o uso de cremes hidratantes após o banho, principalmente os à base de aloe vera (proveniente da babosa) ou bisabolol (que vem da camomila). Outras sugestões para aliviar os sintomas da queimadura são o uso de águas termais vendidas em farmácias, compressas frias em períodos curtos de tempo (de 10 em 10 minutos, depois de meia em meia hora), aplicação de pomadas à base de dexpantenol (além de hidratar, também cicatriza), banho com água corrente fria para remover totalmente o sal da água do mar (quando não retirada completamente, irrita ainda mais a pele) e o consumo de água, que hidrata o corpo e ajuda na cicatrização de feridas e queimaduras

Fonte: Corpo a Corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário