sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aprenda a usar os finalizadores de cabelos para desfilar um visual diferente a cada dia

Escolher o finalizador ideal - que pode ser usado com os fios ainda úmidos ou já secos - pode deixar seus cabelos com a textura e o brilho diferente a cada dia

Escolher o finalizador ideal - que pode ser usado com os fios ainda úmidos ou já secos - pode deixar seus cabelos com a textura e o brilho diferente a cada dia

Para quem adora mudar constantemente o cabelo, mas não quer nem pensar na possibilidade de passar química ou tesoura nele, os finalizadores são uma excelente investida. Porém, na prática, a coisa não é tão simples assim. Muita gente deixa para usar mousse, pomada, sérum e companhia somente no salão porque não sabe manipular o produto sozinha, em casa. Mas, tomar o controle da situação é fácil. Basta aplicar o cosmético aos poucos, ajeitando e sentindo o cabelo, e parar na hora que achar que o look está legal. Assim, você não pesa a mão nem deixa os fios duros, emplastrados ou com aspecto de sujos, veja a seguir para que serve cada finalizador e ensina como tirar proveito máximo deles.

LEAVE-IN

Função: Esse creme sem enxágue ganha em versatilidade. Isso porque ele hidrata, controla o volume, sela as cutículas do fio, elimina os arrepiados, facilita o desembarace, tira o amassado dos lisos causado pelo travesseiro, define as ondas e os cachos e melhora o aspecto das pontas espichadas. Há ainda versões com filtro solar, que ajudam a evitar que o cabelo perca o brilho e que o colorido desbote, e com ativos termoativados, que combatem os danos provocados pelo calor emitido pelo secador, pela chapinha e pelo babyliss.

Quanto aplicar: Distribua na palma o equivalente a uma moeda de 1 real de leave-in se o seu cabelo for longo, de 50 centavos se ele for médio e 10 centavos se ele for curto.

Como usar: No cabelo úmido, passe a mão lambuzada com o creme nas pontas e, depois, no comprimento, sem tocar a raiz. Na sequência, penteie os fios como de costume, se quiser amasse as pontas em direção à raiz, e deixe secar ao natural. Se quiser fazer uma escova, escolha um leave-in termoativado. Se sentir a necessidade de ajeitar o visual ou eliminar o frizz, por exemplo, o produto pode ser reaplicado ao longo do dia, no cabelo seco.

CREME OU FLUIDO TERMOATIVADO

Função:Como o próprio nome sugere, ele contém princípios ativos que são acionados com o calor do secador, da chapinha ou do babyliss. Essas substâncias não só formam uma película ao redor da fibra capilar, protegendo-a da alta temperatura, como fazem com que os aparelhos ou a escova deslizem com facilidade, sem arrebentar o fio.

Quanto aplicar: Se o produto for em creme, espalhe o equivalente a uma moeda de 1 real nas pontas e comprimento, ou dê entre seis ou oito borrifadas caso ele seja em spray.

Como usar: Aplique o cosmético sempre no cabelo úmido e, em seguida, comece a modelagem com o secador, a chapinha ou o babyliss.

CREME PARA PENTEAR

Função: Não se deixe enganar pelo nome, pois o produto vai muito além de facilitar o desembarace dos fios. Dependendo dos ativos que contém na fórmula, o creme para pentear tem o poder de, por exemplo, reparar o fio enfraquecido (para isso, deve ser elaborado com queratina) ou evitar que a coloração desbote, deixando o cabelo castanho avermelhado e o loiro, amarelado (ação para o filtro solar).

Quanto aplicar: Quem tem cabelo fino ou crespo pode usar o equivalente a uma moeda de 10 centavos de creme ou de 1 real, se ele for volumoso ou longo.

Como usar: Espalhe o produto na palma das mãos e passe-as primeiro nas pontas e, depois, no comprimento, sem tocar a raiz. Na sequência, penteie ou amasse os fios e seque-os ao natural ou com secador.

SPRAY DE BRILHO

Função: Seu papel é dar brilho instantâneo ao cabelo crespo, ondulado ou liso. Isso é possível porque o produto é elaborado com um tipo de silicone bastante leve, que envolve a camada externa do fio e facilita a reflexão da luz.

Quanto aplicar: Dê uma borrifada ao redor de toda a cabeça, inclusive na parte da frente, tomando o cuidado de não atingir os olhos.

Como usar: O spray deve ser usado nos fios secos e a cerca de 15 centímetros de distância da cabeça, para que não fique acumulado. Se quiser, pode reaplicá-lo quando sentir necessidade. Só não exagere para não pesar, ok?

GLOSS OU SÉRUM

Função: Por serem ricos em silicone, eles podem ser usados tanto para dar brilho imediato quanto disfarçar as pontas duplas, controlar o frizz ou impermeabilizar o cabelo, o que faz a escova durar mais tempo.

Quanto aplicar: Espalhe uma gota de gloss ou sérum nas mãos e esfregue uma na outra para aquecer o produto, o que facilita sua distribuição uniforme.

Como usar: Passe as mãos com os dedos abertos entre os fios, ‘penteando-os’. Comece sempre pelas pontas, depois vá para o comprimento e use o restinho que sobrou nas mãos para abaixar os arrepiados do topo da cabeça ou da franja. Se sentir necessidade de usar mais produto, repita o ritual.

POMADA

Função: Justamente por ser espessa, ela é usada para texturizar as mechas, valorizar as linhas do corte, eliminar o frizz e manter o liso bem retinho.

Quanto aplicar: Use o equivalente a uma moeda de 10 centavos.

Como usar: Coloque a pomada em uma palma, esfregue-a na outra mão e passe o produto com os dedos abertos, sem tocar a raiz. E comece sempre pelas pontas, depois siga para o comprimento e use apenas o restinho que sobrou nas mãos nos fios do topo da cabeça.

MOUSSE

Função: Lance mão dele sempre que quiser texturizar os fios, fazer com que o liso conseguido na base da escova fique mais encorpado, definir os cachos e as ondas e aumentar ou diminuir o volume.

Quanto aplicar: Use o equivalente a uma ou duas bolas de tênis de mousse se o seu cabelo for longo, uma se ele for médio ou meia, se ele for curto.

Como usar: Espalhe o produto no comprimento e finalize como desejar – fazendo escova ou amassando as pontas em direção à raiz e deixando secar ao natural ou no secador com difusor.

ATIVADOR DE CACHOS

Função: Mais do que definir os cachos e as ondas, esse creme hidrata, ajuda a controlar o volume e o eriçado, facilita o desembarace e deixa o toque macio.

Quanto aplicar: Utilize o equivalente a uma moeda de 1 real.

Como usar: Distribua o ativador de cachos nas mãos e passe-as no cabelo úmido ou seco, sempre de baixo para cima. Deixe secar ao natural ou seque os fios no secador com difusor.

SPRAY FIXADOR

Função:Com esse nome ele não poderia ter outra ação senão manter os fios (soltos ou presos) no lugar, fazendo o penteado durar a festa inteira.

Quanto aplicar: Dê uma borrifada em todo o cabelo.

Como usar: Aplique o produto depois de arrumar os fios, segurando a embalagem a cerca de 15 centímetros de distância da cabeça. Em tempo: prefira o spray de fixação suave ou média, porque o forte deixa o cabelo muito duro. E se sentir necessidade, reaplique-o.

CERA

Função: Por ser leve, confere fixação suave e é boa pedida para valorizar a textura o cabelo e as linhas do corte, aumentar o brilho e prolongar o liso conquistado na base da escova ou da chapinha.

Quanto aplicar: Use o equivalente a uma moeda de 50 centavos.

Como usar: Aplique o produto numa mão, esfregue-a rapidamente na outra para aquecê-lo, e use a ponta dos dedos para distribuir a cera nas pontas e no comprimento.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário