terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Saiba quais alimentos ajudam a manter a cor do verão

Alimentos ricos em carotenoides e vitamina A ajudam a manter o bronzeado
Alimentos ricos em carotenoides e vitamina A ajudam a manter o bronzeado

Para manter a pele bonita no verão, além do protetor solar e da hidratação, é possível manter um bronzeado duradouro ingerindo alimentos que ajudam a potencializar a melanina da pele.

Os alimentos ricos em vitamina A e carotenoides são os que mais ajudam a manter a cor e podem ser encontrados nos alimentos amarelos ou alaranjados, como mamão, abóbora, cenoura e tomate, de acordo com a nutricionista Daniela Jobst, da Unifesp.

Folhas escuras, como rúcula, couve e espinafre, também são ricas em vitamina A e carotenoides.
“O ideal é incluir na alimentação diária, pelo menos uma semana antes de tomar sol. Duas porções por dia são suficientes. As folhas escuras podem estar na salada ou em sucos feitos com as frutas citadas”, afirma a nutricionista da Unifesp.

Ela sugere uma receita de suco com mamão, cenoura, manga e uma folha de couve.

Além destes alimentos, a nutricionista Lara Natacci, da USP, indica outros, ricos em vitamina C (frutas cítricas, brócolis e tomate); tirosina (peixe, carnes, magras, ovos e leguminosas); silício (aveia); vitamina E (gérmen de trigo e óleos vegetais) e vitamina D (fígado, salmão e gema de ovo).

“Para fazer efeito, a dieta rica nestes nutrientes deve ser seguida de um a dois meses antes da exposição ao sol”, explica Natacci.

Alimentos protetores




Frutas cítricas, como laranja, limão, morango e acerola, são excelentes fontes de vitamina C. Elas estabilizam a estrutura do colágeno, pois têm função de estruturar a pele. Além disso, são fotoprotetores, ou seja, protegem a pele dos raios UVA e UVB. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce. Ideal de consumo: duas porções por dia.


Grãos e oleaginosas, como amêndoas, soja, feijão e noz, possuem cobre e manganês, que auxiliam na síntese do colágeno. Ideal de consumo: uma porção por dia. 


Alimentos amarelos e alaranjados, como cenoura, tomate, abóbora e mamão, protegem a pele dos raios UVA e UVB por serem fotoprotetores. Também possuem vitamina A que é um potente antioxidante. Ideal de consumo: uma porção por dia.


A vitamina A presente na goiaba conserva a saúde da pele e das mucosas, pois é um potente antioxidante, isto é, protege a pele dos danos dos radicais livres. 


O betacaroteno, ou pró-vitamina A, presente no trigo Kamut, é um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos. Essa vitamina age como protetor da pele contra o sol e contra diversas infecções. Ideal de consumo: duas vezes por semana (utilize no lugar de trigo comum).


O enxofre presente no alho é muito importante para a saúde da pele, pois participa da cisteína, um aminoácido que inativa os radicais livres, assim como da taurina e da metionina. Ideal de consumo: preparar alimentos diariamente com alho semi-cru.


Óleos e sementes, como azeite extra-virgem, óleo de macadâmia, óleo de linhaça, possuem Vitamina E, que auxilia na maciez e hidratação da pele. Ideal de consumo: utilizar na forma de temperos de saladas (faça um mix com estes três óleos e tempere a salada).


Maçã possui vitaminas do complexo B que ajudam prevenção de problemas de pele. Ideal de consumo: uma maçã por dia.

Fonte: UOL





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