terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cabelos Étnicos

Pela importância dos cabelos étnicos em nossa sociedade, resolvi fazer uma matéria sobre o tema, para que você, minha linda, possa brilhar com esse atributo fascinante que Deus lhe presenteou. Muitas mulheres que têm esse tipo de cabelo sofrem por não saberem o que fazer para valorizá-los. Devo alisá-los ou mantê-los crespos? Aqui vai uma consideração: nada contra o alisamento, mas antes de fazêlo, analisemos o seu tipo físico. Se você tem cabelos do tipo étnico, isso quer dizer que em seu tipo físico predominam características africanas, isto é, você tem traços fortes no nariz e na boca. A natureza é sábia nessa hora. Esse tipo de cabelo suaviza seus traços fortes. Ao alisá-los, você irá endurecer sua fisionomia. O melhor é mantê-los em sua forma natural, criando um estilo pessoal, marcante e sofisticado.


Se eles forem curtos, analise o seu tipo de rosto – se for fino, corte-os bem curtos, desenhando o contorno do rosto e, no dia-a-dia, use um condicionador ou gel molhado para dar brilho e mantêlos no lugar. Se desejar um estilo mais moderno, faça um belo corte geométrico que “cai bem” em todas as ocasiões e lhe dará um ar mais fashion. Se você é jovem e gosta de andar na moda, que tal dreadlocks (mechas densas) ou mesmo tranças com contas? Não se esqueça de que esse estilo não é muito adequado para ir a uma seleção de emprego ou se você trabalha numa empresa mais conservadora. Caso as opções dadas não sejam de sua vontade ou seu sonho de consumo seja mesmo ter cabelos lisos, analise bem seus traços faciais. Se eles forem delicados (nariz e lábios finos), tudo bem, alise-os, mas se não for esse o seu caso, prefira um relaxamento suave, complementado com um bom corte.


CUIDADOS ESSENCIAIS PARA MANTER SEUS CABELOS BONITOS E SAUDÁVEIS

Mantê-los limpos é a primeira atitude. Nada impede que você os lave, diariamente, desde que de forma adequada. Mas como lavar, adequadamente, seus cabelos? Primeiro, evite fazê-lo com água quente – além de ressecá-los, tira todo o brilho. Dica: lave-os com água morna e enxágüe-os, abundantemente, com água fria. Veja, então, a diferença! Uma outra questão é o tipo de água que você usa.

Como assim? Lembre-se de que a água da torneira e a que bebemos contêm muito cloro e outras substâncias que podem danificá-los. Como resolver essa questão? Lave-os, normalmente, com água do chuveiro, enxágüeos retirando todo o xampu e, por último, dê uma última enxaguada com água destilada. Você não precisa fazer isso todos os dias, mas que tal numa noite especial?



COMO ESCOLHER O XAMPU ADEQUADO?

Avalie o seu tipo de cabelo e escolha o xampu mais indicado. Se seus cabelos são secos, um xampu para cabelos secos; se oleosos, um xampu para cabelos oleosos, certo? Caso eles tenham passado por algum processo químico, tais como alisamento, tintura ou reflexo, escolha um xampu adequado ao seu caso. Existem produtos excelentes e baratos no mercado que podem proporcionar ótimos resultados, mantendo-os limpos, bonitos e saudáveis. Sendo eles tingidos, use um xampu para cabelos tingidos; se alisados, para cabelos alisados, certo?

Mas... quantas vezes devo usar o xampu? Tantas vezes quantas forem necessárias, até sentir que seus cabelos estão, realmente, limpos. Geralmente, duas vezes são suficientes, mas se eles forem muito oleosos, talvez seja necessário mais uma vez. Tudo vai depender do poder de detergência de seu xampu. Nunca esfregue o couro cabeludo com as unhas, pois isso vai sensibilizá-lo. Apenas massageie, suavemente, a raiz dos cabelos com as pontas dos dedos e espalhe o produto por toda a cabeleira.

Lembre-se: quem limpa seus cabelos é o xampu e não a força de suas mãos. Ao enxaguálos, deixe que a água escorra por entre os fios, massageando-os, suavemente, sem usar força. Saiba que cabelos molhados são muito mais frágeis que quando secos e, por esse motivo, mais sujeitos a danos. Após a última enxaguada, se necessário, use um condicionador ou creme de enxaguar adequado ao seu tipo de cabelo. Massageie-os e desembarace-os com um pente de osso ou madeira, de dentes largos, e retire o excesso do produto. Envolva-os com uma toalha felpuda, comprimindo-os de modo que a toalha absorva a água. Evite esfregar os cabelos nessa hora, para evitar que se quebrem. Deixe-os secarem, naturalmente, e use o secador apenas numa situação de emergência. Viu como é fácil? E os resultados... Para encerrar, se você gostou do cabelo desta ilustração, aqui vai a dica de como realizá-lo:
• Faça um relaxamento com um produto adequado, dividindo-o em grandes mechas e trabalhando parte por parte;
• Em seguida, faça um permanente afro com gel de raiz;
• Para finalizar, aplique um tratamento reconstrutor concentrado, à base de tutano, para dar um “ar natural”.

DICA – após lavá-lo, aplique um creme de acabamento e penteie-os, direcionando-os para um dos lados, sem fazer aquela “horrível divisão lateral”, que achata sua cabeça. Ao deixar um dos lados livres, use um lindo brinco para valorizar seu rosto. A onda que se forma do outro lado irá destacar seus olhos e sobrancelhas. Queridas amigas, façam sugestões de matérias para as próximas colunas, pois será um prazer ajudá-las!



DICAS

• Para desembaraçar seus cabelos, comece das pontas para a raiz e, apenas depois de desembaraçados, penteie-os da raiz para as pontas. Isso evitará agredi-los durante o processo.


• Atenção: evite o uso de pentes metálicos e de plástico. Eles provocam danos aos fios. O ideal é usar um pente de osso ou de madeira de boa qualidade, sem farpas, que evita que os fios embaracem na hora de penteá-los. Além disso, existem ótimos produtos no mercado que também podem resolver certos problemas com bastante eficiência, tais como: cabelos sem volume ou com excesso dele, condicionadores especiais para dar brilho, para disfarçar pontas duplas etc. É só escolher o produto mais adequado ao seu caso e preparar-se para receber os elogios.


By Silvia Martins
Hairstyling


Você pode encontrar produtos especializados para cabelos cacheados nas lojas Cotirô, como a linha T-One Cabelos Cacheados da Tânagra Cosméticos. Como o Kit Cabelos Cacheados Tânagra T-One, que contém:



-01 Shampoo Cabelos Cacheados T-One 300ml
-01 Condicionador Cabelos Cacheados T-One 300ml
-01 Leave-in Cabelos Cacheados T-One 200ml
-01 Hidratante Capilar Intensivo Cabelos Cacheados T-One 250g
-01 Modelador Cabelos Cacheados Tânagra T-One 120ml

Nenhum comentário:

Postar um comentário